terça-feira, 23 de março de 2010

Brasil quer receber Universíade para fechar ‘ciclo de ouro’.


O Brasil definitivamente entrou na rota dos grandes eventos desportivos mundiais.Seremos sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016, e agora estamos pleiteando a realização da Universíade, as Olimpíadas Universitárias. Para isso o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário - CBDU, o alagoano Luciano Cabral, esteve em Brasília para um encontro com o Ministro do Esporte Orlando Silva. Abaixo temos a notícia veiculada no site da CBDU.

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) espera fechar a ‘década de ouro’ do esporte brasileiro com a realização de mais uma edição da Universíade no país. O assunto foi um dos temas do encontro entre Orlando Silva, ministro do Esporte, e Luciano Cabral, presidente da CBDU, na última quinta-feira (18/03), em Brasília (DF).

“O ministro Orlando Silva mostrou-se bastante empolgado e considera relevante o retorno de uma Universíade ao Brasil para fechar este ‘ciclo de ouro’ do país que será palco dos principais eventos esportivos do mundo. Aliás, nenhum país realizou e acredito que nenhum outro venha a realizar o que o Brasil está fazendo nesta década ao receber os Jogos Militares em 2011, a Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo FIFA de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016”, destaca Luciano Cabral.

A expectativa da CBDU, a partir do apoio do Ministério do Esporte, é apresentar à Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), ano que vem, a candidatura brasileira para a Universíade de 2017 ou 2019.

“Precisamos definir e discutir melhor data e cidade-sede do projeto para a Universíade no Brasil, mas, na conversa com o ministro, o mais provável é apresentar a candidatura do Rio de Janeiro para 2019. Assim teríamos tempo pós-Olimpíadas e aproveitaríamos a estrutura e o legado da capital carioca”, completa Cabral.

História – O Brasil recebeu pela primeira e única vez uma edição da Universíade em 1963, em Porto Alegre (RS). O evento trouxe à capital gaúcha cerca de 1.500 atletas de 33 países. O ginásio da Brigada Militar, construído em 92 dias especialmente para a Universíade, foi sede da cerimônia de abertura e dos jogos principais.

Atualmente, a Universíade – as Olimpíadas do desporto universitário – movimenta mais de 6.500 mil atletas, representando cerca de 160 países. Em 2003, a Universíade de Daegu, na Coréia, por exemplo, reuniu 6.643 pessoas de 174 países. O recorde de participantes é de 2007, na Universíade de Bangkok, Tailândia: 9.006 pessoas.

Temporada – Além do apoio do Ministério do Esporte à candidatura brasileira como sede da Universíade 2017 ou 2019, Luciano Cabral também apresentou ao ministro Orlando Silva o calendário 2010 da CBDU e os novos projetos da entidade para o desporto universitário brasileiro.

"O Ministério do Esporte é um grande parceiro da CBDU e da juventude brasileira. Por isso, viemos apresentar os eventos e torneios programados para esta temporada e os projetos da entidade", disse Cabral.

Fonte: www.cbdu.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário