quinta-feira, 1 de março de 2012

Seleção Brasileira Masculina de Handebol se apresenta no próximo domingo (4) em Maringá (PR).

A Seleção Brasileira Masculina de Handebol se apresenta no próximo domingo (4) em Maringá (PR) para o período de treinos visando ao Pré-Olímpico da Suécia, em abril, quando tentará uma vaga nos Jogos de Londres. O técnico espanhol Javier Garcia Cuesta convocou 17 jogadores para os treinamentos, que vão de 5 a 15 de março. Desse grupo, 13 embarcam no fim do mês para a Tunísia, na África, onde a preparação será finalizada.

A última vez em que a Seleção esteve reunida foi nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro, quando ficou com a medalha de prata. Além dos treinos físicos e técnicos, Javier vai aproveitar o período de concentração no Paraná para reforçar a importância de todos darem o máximo para obter a classificação. "Temos consciência da dificuldade que enfrentaremos. Não temos nada a perder e tudo a ganhar", resumiu.

O Pré-Olímpico será disputado entre os dias 6 e 8 de abril, na Suécia. O Brasil enfrentará três seleções europeias: além da anfitriã Suécia, os adversários serão Macedônia e Hungria. Os dois primeiros colocados garantem vaga em Londres. Dos 17 jogadores convocados por Javier, dez estiveram no Pan de Guadalajara. A grande novidade é o retorno do armador-esquerdo Bruno Souza, de 34 anos, que não defendia a Seleção desde 2009.

"Estou ansioso, como sempre fico antes de me apresentar, ainda mais agora por estar voltando à equipe e vindo de lesão", disse Bruno, afastado das quadras desde junho do ano passado, devido à ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito em um partida pelo Nantes, da França. O armador foi operado no Brasil e está treinando duas vezes por semana no Niteroi Rugby, clube em que iniciou a carreira.

Bruno acredita que pode contribuir muito com a Seleção no Pré-Olímpico pela sua vivência no handebol. "Sou o atleta mais experiente do grupo e isso pode ajudar. Vou para a Seleção para dar o meu melhor", comentou. Em 13 anos com a camisa verde-e-amarela, ele disputou duas Olimpíadas (Atenas e Pequim) e conquistou três medalhas em Jogos Pan-Americanos (dois ouros e uma prata).

Sobre as chances do Brasil no Pré-Olímpico, Bruno acha que a superação vai ser fundamental se a equipe quiser conquistar uma vaga para Londres. "Temos que esquecer as outras seleções e pensar apenas no que podemos fazer no torneio. Precisamos nos superar e valorizar nossa participação no campeonato."

Preparação final - Três atletas que atuam na Espanha também foram convocados por Javier e se juntarão aos 13 jogadores que viajarão para a Tunísia no dia 29 de março, para a fase final de preparação antes do Pré-Olímpico: o pivô Ales e o meia-esquerda Thiagus, do PM Balomano Ciudad de Longroño, e o ponta-esquerda Borges, do Reale Adema León. Esse grupo final, com 16 atletas, fará dois amistosos no país africano - os adversários ainda não estão definidos.

Grupo convocado para os treinos em Maringá (17 jogadores):

Goleiros: Maik Ferreira dos Santos (Maik) - (Pinheiros)
Luis Ricardo Nascimento (Rick) - (Metodista)
Andrey Fagundes - (Metodista)

Armadores: Bruno Souza - armador-esquerdo (sem clube)
Gustavo Nakamura Cardoso (Japa) - armador-esquerdo (Metodista)
Fernando Pacheco (Zeba) - armador-direito (Pinheiros)
Rodolfo Moraes (Cyborg) - armador-direito (Unopar/Londrina)

Centrais: Henrique Teixeira (Teixeira) - (Metodista)
Bruno Santana - (Pinheiros)
Leonardo Bortolini (Léo) - (Unopar/Londrina)

Pontas: Renato Tupan Ruy (Tupan) - ponta-direita (Metodista)
Fabio Chiufffa (Chiuffa) - ponta-direita (Metodista)
Gil Vicente Pires (Gil) - ponta-esquerda (Unoesc/Chapecó)
André Soares (Alemão) - ponta-esquerda (Unitau/Taubaté)

Pivôs: Alexandro Pozzer (Chê) - (Pinheiros)
Vinícius Teixeira (Vinícius) - (Metodista)
Emerson Santos - (Associação Maringaense)

Comissão Técnica

Javier Garcia Cuesta (técnico)
Valmir Fassina (assistente-técnico)
Marcos Cézar (preparador físico)
Gustavo Rocha Santos (médico)
Eduardo Ruhling (fisioterapeuta)
Cássio Marques (supervisor)


Jogadores que se juntarão à Seleção na Tunísia:

Thiagus Petrus dos Santos (Thiagus) - meia-esquerda (PM Balonmano Ciudad de Logroño - ESP)
Ales Abrão Silva (Ales) - pivô (PM Balonmano Ciudad de Logroño - ESP)
Felipe Borges (Borges) - ponta-esquerda ( Reale Ademar León-ESP)

Fonte: www.photoegrafia.com.br/ redacao@photoegrafia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário