terça-feira, 19 de abril de 2011

Bicampeão Pan-americano Bruno Souza troca experiências com jovens atletas.

Crédito: Publius Versgilius

Adolescentes de comunidades de baixa renda de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, vivenciaram uma nova experiência nesta quinta-feira. Atletas de futebol, os 80 meninos participaram de uma oficina de handebol com o bicampeão Pan-americano da seleção brasileira, Bruno Souza. Eles visitaram o Parque Aquático Maria Lenk, o Velódromo e se divertiram aprendendo o esporte em aulas práticas, proporcionadas com o apoio do técnico da seleção brasileira juvenil, Ivan Bruno Maziero (Macarrão) e de professores. O evento foi realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela Casa da Moeda.

Ao falar para os adolescentes, Bruno Souza, consagrado em 2003 como terceiro melhor jogador do mundo, enfatizou que esporte e educação andam juntos. "Minha mãe era professora e pedagoga e sempre me incentivou a estudar, mesmo depois que iniciei a minha carreira. Quando fui para a Europa, continuei estudando para aprender os idiomas dos países onde jogava", disse o atleta, que começou no esporte aos 13 anos, em Niterói, passando pelo vôlei e pelo futebol até descobrir seu dom no handebol.

O jogador, que retornou à seleção brasileira após dois anos, também falou em superação, relembrando momentos difíceis como um acidente de carro em 1993. "Ouvi dos médicos que não poderia mais jogar, mas me recuperei e consegui superar", afirmou o atleta.

Para Luciano Deodoro, 15 anos, o bom exemplo do bicampeão Pan-americano já surtiu efeito. O jovem não conhecia o handebol e a participação no evento aumentou sua visão de mundo e perspectivas. "Quando cheguei aqui, pensava em ser jogador de futebol porque esse era o único esporte que praticava. Mas mudei de ideia: quero jogar handebol", disse Luciano.

Os adolescentes que participaram da ação realizada nesta quinta-feira são atendidos por um projeto que tem o objetivo de difundir a prática esportiva entre os jovens. O COB estabelece contato com comunidades para promover o Olimpismo, a prática e a cultura esportiva no Brasil, e a Casa da Moeda apoia cerca de 80 projetos sociais, muitos deles com foco no esporte.

Fonte: http://www.cob.org.br/noticias/noticias_interna.asp?id=16427

Nenhum comentário:

Postar um comentário